Brasil demanda 8,4% mais energia em abril

Os brasileiros consumiram 8,4% a mais de energia elétrica em abril deste ano, totalizando 63.465 MWmédios (MWm), de acordo com dados da CCEE. A elevação foi causada principalmente pelas altas temperaturas registradas na região Sudeste no início do mês, assim como pela interligação do sistema de Manaus ao SIN.

 

No mercado regulado (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, o aumento foi de 10,5%, enquanto no mercado livre (ACL), o volume subiu menos, 2,1%.

 

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, que incluem os autoprodutores, consumidores livres e especiais, os segmentos de comércio (24%), bebidas (23%) e alimentício (20%) tiverem os maiores saltos de consumo. Por outro lado, a extração de minerais metálicos e o setor químico reduziram a demanda por energia elétrica em 22% e 6,7%, respectivamente.

 

Mais eólicas e menos térmicas

As usinas do país geraram 65.904 MWm de energia em abril, volume 8,1% superior ao registrado no mesmo mês de 2015. A produção das eólicas dobrou, alcançando 3.300 MWm, segundo a CCEE. Já a geração térmica recuou 22,9% no mesmo período, em função do desligamento das usinas com CVU mais elevado.

O volume gerado pelas usinas hidrelétricas e pelas PCHs cresceu 16,9%, para 49.964 MWm, o que representa 75,8% de toda energia produzida no país — índice 5,1 pontos percentuais superior ao calculado no ano passado.

A previsão da CCEE é que as UHEs que participam do mecanismo de realocação de energia (MRE)  gerem, até a sexta semana de abril, o equivalente a 95,2% de suas garantias físicas, ou 48.639 MWm de energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, esse percentual foi de 97,1%.

 

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×