O matemático Luiz Augusto Barroso, sócio-diretor da PSR Consultoria em Energia, assumirá o comando da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a estatal responsável pelo planejamento do setor. Barroso substituirá Maurício Tolmasquim, que trabalhou na montagem da EPE e estava no cargo há 14 anos. Barroso terá a missão de planejar leilões de energia, mas ganhará outras funções. A ideia é que ele participe dos projetos de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tenha voz no Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobras.
Aos 40 anos, Barroso é jovem para os padrões do setor elétrico, mas é considerado experiente especialista no mercado de energia. Tendo liderado estudos em cerca de 30 países sobre economia da energia, planejamento energético, valoração de ativos, entre outros temas, ele é praticamente unanimidade entre executivos do mercado, acadêmicos e outros especialistas do setor.
"Foi de fato uma decisão acertada e que ancora a capacidade técnica com a de diálogo franco e transparente com o mercado. Todo o setor elétrico ganha. É um ponto importante que o ministro [Fernando Coelho Filho, de Minas e Energia] marca", disse Paulo Mayon, sócio da comercializadora Compass.
A opinião do executivo foi compartilhada por Alan Zelazo, sócio da comercializadora Focus Energia. "[Barroso] É um grande nome, um excelente técnico, super qualificado. Uma pessoa fantástica. Fico satisfeito com a indicação dele".
O presidente da Engie (antiga GDF-Suez), Maurício Bähr, também elogiou a escolha. "Acho excelente. [Barroso] tem a energia para fazer o que tem que ser feito. Tem experiência de ver outros modelos, em outros países, outros mercados. Vai trazer uma riqueza de conhecimento boa".
Com mestrado e doutorado em pesquisa operacional, Barroso atuou por 18 anos na PSR e é considerado o braço direito de Mario Veiga, diretor-presidente da consultoria. Carioca e fã da banda de heavy metal "Iron Maiden", Barroso também é conhecido pelo ótimo relacionamento com todas as esferas do setor.
Em 2010, recebeu o prêmio "IEEE PES Outstanding Young Engineer Award", que reconhece profissionais de até 35 anos por suas contribuições destacadas na liderança de atividades técnicas, concedido pela IEEE PES, sociedade técnica voltada para a área de energia. E, desde março de 2016, faz parte do conselho editorial da revista científica "International Journal of Electrical Power & Energy Systems".
Junto com a indicação do ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Paulo Pedrosa para a secretaria-executiva do ministério de Minas e Energia (MME), a escolha pelo nome de Barroso foi muito bem recebida pelo mercado de energia. Em comunicado, o ministério informou ainda que Eduardo Azevedo assumirá a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do ministério e que Fabio Alves será o titular na Secretaria de Energia Elétrica. A Secretaria de Geologia e Mineração, por sua vez, será comandada por Vicente Lôbo. (colaborou Camila Maia)
Fonte: Valor Econômico
No comment