Tarifa de energia sofrerá reajuste na sexta-feira

A conta de energia ficará mais cara para o consumidor da região de Franca anunciou ontem, 5, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O aumento faz parte do reajuste tarifário anual e valerá para todas as cidades atendidas pela CPFL Paulista, entre elas Franca. Em nota, a companhia informou que o reajuste passa a vigorar a partir de sexta-feira, 8 e está previsto no respectivo contrato de concessão.
 
Segundo a assessoria da empresa, a tarifa terá um aumento médio de 7,55%, sendo que para residências o acréscimo será de 6,55%. Consumidores de alta tensão, como no caso das indústrias, sofrerão uma alta de 6,56% e os de baixa tensão terão um adicional na tarifa de 8,23%. A distribuidora fornece energia para 4,2 milhões de unidades consumidoras localizadas em 234 municípios do interior de São Paulo, entre eles Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto. Na região de Franca, com exceção das cidades mineiras, todas são atendidas pela CPFL Paulista. Além do interior paulista, a energia elétrica também ficará mais cara para os consumidores das distribuidoras Energisa Mato Grosso e Energisa Mato Grosso do Sul.
 

Ainda de acordo com a companhia, o cálculo do reajuste considera a variação de custos associados à prestação do serviço e leva em conta os gastos com a aquisição e a transmissão de energia elétrica, além dos encargos setoriais. Segundo a CPFL Paulista, esses são valores que a distribuidora não tem possibilidade de gerenciar.
 
Bandeira verde
Coincidentemente ao reajuste da tarifa anunciado pela a Aneel, começa a valer neste mês a bandeira tarifária verde, que exclui a cobrança extra na conta do consumidor que até então estava em vigor para cobrir o custo maior de geração.
 
A redução é válida para todo o Brasil e a expectativa do Ministério de Minas e Energia é que as contas de luz fiquem entre 6% e 7% mais baratas.
 
Desde janeiro de 2015 até fevereiro de 2016, a bandeira tarifária se manteve vermelha. No último mês, ela passou para amarela. A cor significa o custo da energia para mais ou para menos, em função das condições de geração da eletricidade.

 

Fonte: GCN
 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *