A carga de energia do sistema interligado do Brasil deverá cair 1,4 por cento em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, apontou nesta sexta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que revisou projeção divulgada na semana anterior, de alta de 2,9 por cento.
O consumo de energia elétrica no país tem caído fortemente desde o ano passado, após uma forte elevação nas tarifas e em meio ao recrudescimento da recessão.
Houve forte revisão para baixo da carga esperada pelo ONS em todas regiões, com expectativa de retração de 1 por cento no Sudeste e Centro-Oeste, ante previsão anterior de alta de 4,7 por cento, enquanto as projeções para o Nordeste passaram de alta de 2,3 por cento para queda de 2,7 por cento.
A demanda em abril deverá crescer frente a 2015 apenas no Norte, com 1,3 por cento, ainda assim bem abaixo da variação positiva de 4,4 por cento esperada no boletim da semana anterior.
O ONS também reduziu as projeções de chuva nos reservatórios das hidrelétricas, com perspectivas de que o Sudeste receba em abril afluências em 77 por cento da média histórica, ante 84 por cento na previsão anterior.
Com isso, a região, que concentra as usinas com maior capacidade de armazenamento no país, deverá fechar o mês com 58,4 por cento da capacidade nas hidrelétricas, praticamente estável ante o nível atual.
No Nordeste, também espera-se estabilidade nas represas até o final do mês, com a projeção de chuvas para abril tendo caído para apenas 26 por cento da média histórica, ante uma expectativa já pessimista de 28 por cento na semana anterior.
Fonte: Reuters BR
No comment