Frente em defesa do sistema elétrico é lançada na Câmara

Foi lançada na Câmara dos Deputados, no final de março, a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Elétrico. A frente conta com o apoio de 205 deputados e tem como objetivos fortalecer o sistema elétrico público, discutir um novo modelo para o setor e defender os interesses da classe trabalhadora.

 

“Esta é uma frente que nasce com a perspectiva de impulsionar o setor elétrico público, ao mesmo tempo barrar qualquer tentativa privatista”, afirmou a coordenadora da frente, deputada Erika Kokay (PT-DF). “Vamos analisar os projetos que estão em curso na Câmara sob essa ótica, do que fortalece o sistema elétrico, do que fortalece que esse bem seja disponibilizado para o conjunto da população brasileira e, ao mesmo tempo, dialogar com outros segmentos, como o Poder Executivo, com o Poder Judiciário, com o Ministério Público e com a sociedade civil”, acrescentou.

 

Também integrante da frente, o deputado Edmilson Rodrigues (PSol-PA) disse que um dos objetivos da frente é lutar por uma nova matriz energética para o País, em que haja mais prioridade para o investimento em energia solar, por exemplo.

 

“O governo gastou R$ 35 bilhões do dinheiro público com a hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará, destruindo comunidades indígenas, ensecando 120 quilômetros do Rio Xingu, trazendo destruição social e ambiental, acabou com o peixe, enfim, tudo em favor das empreiteiras”, apontou o parlamentar. “Ora, por que não investir o mesmo dinheiro em sistemas fotovoltaicos, para captar recursos energéticos, ou por que não avançar na energia eólica, se é um País com tanto vento?”, questionou.

 

Os deputados da frente pretendem promover audiências públicas e seminários para discutir as questões referentes ao setor elétrico.

 

Participaram do ato de lançamento da frente integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); da Central Única dos Trabalhadores (CUT); da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; do Movimento dos Atingidos por Barragens; dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Furnas, entre outros grupos sindicais.

 

Fonte: Câmara dos Deputados

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *