Foram divulgadas as bandeiras tarifárias referentes ao mês de julho para todo o País. Para todos os subsistemas (Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste) foi acionada a bandeira vermelha, que indica condições de geração de energia adversas. Se o sistema estivesse valendo, a tarifa nessas regiões sofreria um acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos.
Já para o subsistema Sul, região onde foi acionada a bandeira amarela, se o sistema estivesse valendo, a tarifa sofreria um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 KWh consumidos. Para facilitar a compreensão das bandeiras tarifárias, 2013 e 2014 foram estabelecidos como anos testes. Em caráter educativo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulga mês a mês as bandeiras que estariam em funcionamento. O sistema entra em vigor a partir de 2015.
Além disso, as distribuidoras de energia divulgarão, na conta de energia, a simulação da aplicação das bandeiras para o subsistema de sua região. O consumidor poderá compreender então qual bandeira estaria valendo no mês atual, se as bandeiras tarifárias já estivessem em funcionamento.
Fonte: JornaldaEnergia
No comment