Na expectativa de uma matriz elétrica mais dinâmica e sustentável, o Fórum de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE) promoveu uma reunião on-line com a participação do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O encontro aconteceu nesta terça-feira (25) e reuniu representantes das entidades associadas que representam o setor.
A ABRAPCH, como associação integrante do Fórum, participou da reunião . Para o Presidente da Diretoria Executiva da Associação, Paulo Arbex, o encontro foi importante para colocar em pauta as demandas de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas: “Nossa matriz elétrica tem bastante a evoluir do ponto de vista da isonomia. Temos potencial para crescer e ampliar a geração de energia limpa e renovável. Para isso, precisamos de um licenciamento mais célere e ágil”, comentou.
Matriz
Durante a apresentação, o FMASE detalhou a matriz elétrica brasileira, atualmente dividida em: 64% hidrelétrica, 14% termelétrica e 22% outras renováveis (PCHs, Biomassa, Eólica e Solar). Outro destaque da apresentação foi a projeção de investimento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A estimativa é de mais de R$ 2 trilhões a serem investidos no Setor Elétrico Brasileiro (SEB).
Novo encontro
As demandas apresentadas pelo Fórum foram bem recebidas pelo Ministro do Meio Ambiente, que marcou um novo encontro com as Associações para uma apresentação detalhada das reivindicações. É do interesse do Ministério e do FMASE o estabelecimento de celeridade e sustentabilidade no desenvolvimento de novos projetos do segmento.
No comment