O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira (9) que não haverá problema no fornecimento de energia no país ao longo da Copa. Ele fez a declaração após participar de uma reunião, em Brasília, com representantes das distribuidoras e transmissoras, para um balanço das obras realizadas nas 12 cidades que são sede de jogos.
“Posso garantir que não teremos dificuldade nenhuma [no fornecimento de energia] durante a Copa. Não teremos surpresa desagradável”, disse Lobão a jornalistas, na sede do Ministério de Minas e Energia.
Questionado sobre atrasos nas obras, apontados em relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o ministro disse que “os problemas foram resolvidos todos.” Ele admitiu que algumas das obras no setor de energia, previstas para ficarem prontas antes da Copa, não serão concluídas. Mas apontou que elas não trazem risco para o abastecimento dos estádios.
“O que não foi concluído não era indispensável”, afirmou Lobão. Segundo ele, os estádios terão pelo menos duas subestações de energia cada. Além disso, caso haja problema na chegada de eletricidade, as arenas ainda contam com geradores.
“Quero adiantar que nesse período de 2010 para cá nós realizamos mais de 200 obras nas cidades-sede. Atendemos a todos os requisitos estabelecidos num acordo com a Fifa. Temos suprimento redundante de energia para os estádios – ao invés de uma subestação temos duas –, e também para atender aos bairros vizinhos”, completou o ministro.
Fonte: G1.globo.com
No comment