Moradores das comunidades Novo Horizonte e Santarenzinho, localizadas na zona rural do município de Rurópolis iniciaram o processo de discussão da instalação de uma Usina Hidrelétrica (UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) ao longo do Rio Cupari. Uma audiência promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e as empresas responsáveis apresentou os impactos negativos e os benefícos dos empreendimentos para a população.
A empresa responsável pelo consórcio apresentou à comunidade o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Segundo o documento, se o projeto for aprovado pelas Semas, o empreendimento pretende abastecer 100 mil residências. Uma linha de transmissão será responsável por coletar a energia e conduzir até a subestação de Rurópolis.
Os empreendimentos estão em processo de licenciamento ambiental. Para seguir adiante a empresa construtora precisa obter junto ao órgão ambiental competente a Licença Prévia (LP) Essa licença não autoriza a instalação do empreendimento, e sim aprova a viabilidade ambiental do projeto e autoriza localização e concepção tecnológca.
De acordo com a empresa de engenharia que está realizando o empreendimento, a proposta é construir o chamado Complexo Hidrelétrico Cupari Braços Leste e Oeste, formado por uma Usina Hidrelétrica(UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), subestação e transmissão de energia que irá fornecer energia local e regional por meio do Sistema Nacional Integrado (SIN).
Como vai funcionar?
A proposta é a construir três PCHs que são usinas hidrelétricas de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 3 MW e inferior a 30 MW. A área do reservatório deve ser inferior a 3 km². Além disso, a ideia é construir também uma Usina Hidrelétrica (UHE). Elas serão denominadas como: UHE Águas Lindas, PCH Sapopema, PCH Candeia, PCH Jaborandi.
Conforme o EIA, a construção do futuro complexo hidrelétrico no município vai gerar vários benefícios, entre eles, a geração de renda e emprego para a população local.
Fonte: G1
No comment