Os primeiros dados de medição do ano apontam para um aumento de 0,4% no consumo e 2,1% na geração, entre os dias 1º e 10/1, na comparação com o período de 3 a 12/1 de 2016. Nesse período, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) totalizou 60.145 MW médios. E a geração somou 63.874 MW médios.As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da CCEE.
Houve queda de 2,5% no consumo do mercado cativo, com o impacto da migração de clientes cativos para o mercado livre. Desconsiderado este efeito, haveria crescimento de 2,8% no consumo do mercado atendido pelas distribuidoras. Já no mercado livre foi observado crescimento de 10,3% no consumo, que sofreu o efeito contrário, com o recebimento de novas cargas. Desconsiderada a migração, haveria queda de 7,2% do consumo no ambiente de contratação livre.
Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, registraram aumento no consumo no período os setores de comércio (104,4%), saneamento (77,8%) e serviços (72,1%), com índices influenciados pela migração dos consumidores para o mercado livre.
Fonte: Brasil Energia
No comment