O Operador Nacional do Sistema Elétrico espera terminar até setembro deste ano um novo modelo de previsão de carga que pode trazer maior transparência quanto aos dados apresentados. O órgão trabalha em conjunto com o Cepel para desenvolver uma metodologia para as previsões cuja meta é de ser um referencial. A previsão é de que os primeiros testes já sejam efetuados no final do terceiro trimestre do ano, ainda sem data para ocorrerem.
Os primeiros resultados de testes preliminares realizados com base em dados já conhecidos do mês de maio foram apresentados durante o primeiro dia de reunião do Programa Mensal de Operação do mês de julho, realizada na sede do Operador, no Rio de Janeiro. Onde diante dos dados obtidos a conclusão é de que ainda são necessários aperfeiçoamentos no modelo de previsão semana que apresentou um erro de 5,3%.
Para a previsão de dois dias à frente o erro médio percentual ficou em um patamar bem mais moderado, em 1,84% que representa em volume absoluto de energia 657 MW. Outro horizonte que comporá essa metodologia que é o mensal apresentou um resultado mais próximo ainda com uma diferença de carga de 300 MW.
Esse trabalho ainda está em andamento e precisa ser homologado e ajustado ainda para que possa fazer parte do processo de previsões. Por isso ainda não há prazo para que possa ser disponibilizado aos agentes do setor.
Fonte: Canal Energia.
No comment