Principal fiador do processo de reforma do setor elétrico, agora em fase de modelagem após a realização da Consulta Pública 33, Fernando Bezerra Coelho Filho, ministro de Minas e Energia deve se desincompatibilizar do cargo para participar das eleições de 2018. O comentário no meio político é de que ele deve sair para se candidatar ao governo de Pernambuco.
A informação circula abertamente no mercado e inclusive fontes qualificadas do setor já comentaram a respeito do tema à reportagem da Brasil Energia. O ministro deixou o PSB e se filiou ao PMDB, partido do presidente Michel Temer, da mesma forma, que seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho.
Questionado sobre um risco de retrocesso ou mesmo paralisação do trabalho de reformulação do arcabouço legal do setor elétrico caso ele de fato tenha que deixar o cargo, Paulo Pedrosa, secretário-executivo do MME, afastou a hipótese de reversão.
Ele explicou que mesmo que Coelho venha a se desvincular, todo o trabalho que vem sendo feito, inclusive a partir das contribuições coletadas por meio da Consulta Pública 33, já estará suficientemente avançado, por volta de fevereiro ou março, a ponto de inviabilizar qualquer tentativa de desarticulação.
Inclusive, durante as audiências na Câmara e no Senado, realizadas no começo desta semana e que duraram, no total, cerca de dez horas, foi possível, contou Pedrosa, identificar as principais linhas críticas que deverão ser trabalhadas pelo ministério para buscar o apoio dos parlamentares para as reformas necessárias.
Ele admitiu que aconteceram questionamentos mais fortes, mas que partiram de grupos que, segundo sondagens, não representam a média da percepção dos congressistas em relação, por exemplo, à desestatização da Eletrobrás. Na opinião de Pedrosa, a avaliação sobre o processo, não só por parte dos políticos como também da população, mudou significativamente e agora há uma resistência menor.
Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!
Fonte: Brasil Energia.
No comment