Parque Barigui terá hidrelétrica capaz de produzir energia para 135 residências

Além de lazer à população, o Parque Barigui, em Curitiba, também vai gerar energia elétrica. Uma pequena hidrelétrica será construída no vertedouro do lago do parque e será capaz de gerar 21,6 mil Kwh por mês – o suficiente para o consumo de 135 residências.

O sistema vai ser instalado graças à uma parceria com a Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH), que doou uma turbina helicoidal à prefeitura. A energia produzida será repassada ao sistema da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), que vai gerar créditos a serem compensados nas faturas de luz do município. A expectativa é que a prefeitura economize R$ 132 mil por mês com a transação.

A usina será batizada com o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, uma das referências no planejamento urbano de Curitiba, integrante do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que morreu em outubro de 2016, aos 86 anos.

Klüppel foi um dos precursores do uso de lagos para captação de água e solução às enchentes. Assim nasceram alguns dos principais parques da cidade, como o próprio Barigui e o São Lourenço.

 

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Gazeta do Povo.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×