Conclusões sobre apagão podem trazer novo paradigma ao setor elétrico, diz ONS


A apuração sobre as causas do apagão no Brasil que afetou 30 milhões de consumidores na terça-feira da semana passada está sendo a “mais importante da história” para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), pois pode mudar paradigmas do setor, disse à Reuters o diretor-geral do órgão, Luiz Carlos Ciocchi, apontando que os indícios são de falha técnica e que não haveria culpa do operador.

O Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que irá indicar as verdadeiras causas do apagão que interrompeu mais de 25% da carga de energia do Brasil, deve ficar pronto em 17 de outubro.

O problema foi iniciado a partir da falha em uma linha de transmissão operada pela Chesf, que foi sucedida por uma ainda inexplicada queda de várias outras linhas, desencadeando interrupções no fornecimento de energia em todos os Estados conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

É nesse “efeito cascata”, ocorrido em 600 milissegundos, que o ONS se debruça no momento.

“Não consigo ver nada que possa dizer que a culpa é do ONS… Não vejo o ONS como responsável”, afirmou o diretor-geral em entrevista, ao ser questionado sobre possíveis erros de previsão do operador que pudessem ter ocasionado o problema.

“Trabalhávamos naquele dia num regime igual ao dos dias anteriores, num regime absolutamente normal, sem alterar ou mudar nada.”

O clima é de expectativa para a divulgação do diagnóstico final, depois de alguns agentes do mercado de energia levantarem dúvidas sobre planejamento e programação do ONS, principalmente em relação à geração das usinas eólicas e solares no Nordeste.

O diretor-geral do órgão disse que também está ansioso pelo relatório técnico.

Por Portal UOL.
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2023/08/24/conclusoes-sobre-apagao-podem-trazer-novo-paradigma-ao-setor-eletrico-diz-ons.htm

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *